Um grupo de políticos poloneses ligado a Radio Maria apresentou um projeto de lei para que os sacerdotes deste país tenham o mesmo amparo judicial que os funcionários públicos e mantenham assim bom nome e reputação ante as calúnias ou difamações das que possam ser objeto.

A proposta procura fazer que os sacerdotes difamados ou caluniados pelos meios sejam protegidos de oficio pela lei, de modo similar aos funcionários públicos, e que os fiscais tenham que abrir investigações para exigir o castigo pertinente para os autores dos ataques lhes embainhem.

Se a iniciativa prosperar, os sacerdotes gozarão na Polônia dos mesmos privilégios que os deputados, senadores, juizes, fiscais e funcionários públicos de alto escalão. A iniciativa foi aplaudida pela Liga das Famílias Polonesas que forma parte da coalizão governamental.

Atualmente, a Igreja na Polônia criou nas 44 dioceses que tem a seu cargo comissione históricas e jurídicas para estudar os documentos que há nos arquivos da antiga polícia comunista e os serviços de espionagem, para dar conta dos sacerdotes que colaboraram com o antigo regime do país.