Em uma reunião do “Intergrupo de Família e proteção à Infância do Parlamento Europeu”, a Ministra para a Família da Alemanha, Ursula Von der Leyen, anunciou que vai propor ao Conselho Europeu a adoção de uma Aliança Européia para a Família.

Durante sua intervenção na cita realizada em 23 de janeiro, a Ministra se referiu às mudanças demográficas na Europa, ao envelhecimento da população e ao déficit  econômico e social criado por esta situação.

Diante desta situação, von der Leyen assinalou que a promoção e o apoio à família será uma das grandes prioridades da presidência alemã pois, entre outras razões, contribui notavelmente à prosperidade econômica e a solidariedade social.

Em seu discurso breve, a ministra ressaltou a importância das crianças, não só por razões demográficas de taxas de natalidade mas também pela solidariedade e a coesão social que representa a criação de uma família.

Por sua parte, a Rede Européia do Instituto de Política Familiar (IPF), através de sua presidenta, Lola Velarde, expressou seu apoio à proposta alemã afirmando que “não só apoiaremos mas também impulsionaremos ativamente” a iniciativa.

Do IPF se destacou deste modo que a Aliança “será uma plataforma para o intercâmbio de experiências e propostas a todos os níveis: Conselho Europeu e países membros, Comissão, Parlamento, setores sociais e sociedade civil”.

Como parte do apoio do Instituto, Velarde adiantou a realização de uma campanha na Europa “que irá desde ações de sensibilização e conscientização da sociedade européia até a realização de uma roda de contatos com as administrações nacionais da Europa para que apóiem esta iniciativa”.