O Papa Bento XVI erigiu hoje a diocese da Ensenada no México, com território desmembrado da Arquidiocese de Tijuana e da diocese de Mexicali, fazendo-a subordinada a Igreja metropolitana de Tijuana.

O Pontífice nomeou também o P. Sigifredo Noriega Barceló como primeiro Bispo da nova diocese.

O Bispo eleito nasceu em Granados, no estado de Sonora, em 12 de outubro de 1951. Estudou primeiro no Seminário Menor de Cidade Obregón; seguiu os cursos de filosofia no Seminário de Montezuma nos Estados Unidos e os estudos de teologia no Seminário diocesano de Tijuana.

Na Cidade de Obregón foi ordenado sacerdote em 7 de outubro de 1976, e obteve a licenciatura em Teologia Moral na Pontifícia Academia Alfonsiana de Roma.

Come sacerdote foi Diretor Espiritual do Seminário Menor, Vice-reitor do mesmo, Prefeito de estudos do Seminário Maior, Promotor diocesano de vocações; Membro do Colégio Presbiterial, do Colégio de Consultores, do Conselho de Administração da Universidade "La Salle", Assessor diocesano de Pastoral Familiar e dos “Cursillos de Cristandad”. Desde 2006 era Vigário General da diocese da Cidade de Obregón.

Com a criação da nova diocese, o México conta agora com 84 circunscrições eclesiásticas.