O Ministério de Justiça do Brasil pediu ao Governo dos Estados Unidos a extradição do casal Estevam Hernandes Filho e Sonia Haddad Moraes Hernandes, fundadores da seita Renascer em Cristo, detidos em Miami por lavagem de dinheiro, fraude, entre outras acusações.

No Brasil, o casal é acusado de usar o dinheiro dos fiéis para comprar no país e nos Estados Unidos mansões, propriedades e ativos valorados em vários milhões de dólares. Foram detidos por agentes da alfândega americana em 9 de janeiro por terem declarado que entravam no país com dez mil dólares quando em realidade tinham em seu poder mais de 56 mil dólares.

As autoridades americanas têm agora 60 dias para decidir se o casal é extraditado ou não ao Brasil. Pelas acusações, poderiam receber uma pena de até cinco anos da prisão.

Hernandes Filho e Moraes Hernandes fundaram em 1986 a seita Renascer em Cristo, que cresceu rapidamente nos últimos anos. Segundo seus porta-vozes, contam com “centenas de milhares” de fiéis e mais de mil templos, incluindo três nos Estados Unidos, um na Argentina e outro na Itália.

Em outubro de 2006, o jornal A Folha de São Paulo publicou uma reportagem onde um ex-membro da Renascer asseverou que o dinheiro arrecadado entre os fiéis era usado para pagar trabalhadores das empresas dos Hernandes.