As seis províncias onde estão divididos os salesianos na Espanha celebram seus respectivos capítulos provinciais ao celebrar a solenidade de São Francisco de Sales e nas vésperas da festa de seu fundador, São João Bosco, como preparação do capítulo geral da congregação que se celebrará em 2008.

Para o P. Pascual Chávez, Reitor Maior dos Salesianos, a preparação do Capítulo Geral “é voltar para Dom Bosco para despertar o coração de todo salesiano e refletir sobre a urgência de evangelizar, a necessidade de convocar à vida consagrada Salesiana, a exigência de viver em pobreza evangélica, e o desafio de ir para as novas fronteiras da missão expostas pelos jovens”.

Do mesmo modo, em todos os centros salesianos da Espanha se realizarão distintas atividades para recordar o também chamado padre e mestre da juventude, Dom Bosco, tendo como dia central 31 de janeiro, dia em que a Igreja o recorda de maneira especial.

Na Espanha trabalham 1.308 salesianos em colégios, centros juvenis, paróquias, centros de atenção a jovens em risco de exclusão, escolas de tempo livre e catequese, editoriais e livrarias. Junto a eles, milhares de educadores, animadores e catequistas colaboram, segundo o estilo educativo herdado de São João Bosco. Além disso, há 73 paróquias e 24 Igrejas que as diferentes dioceses confiaram à congregação.