O Arcebispo de Westminster e Primaz da Igreja na Inglaterra, Cardeal Cormac Murphy O´Connor, solicitou ao Governo eximir às agências católicas de adoção da Lei de Igualdade de 2006, que obriga a incluir os casais homossexuais como adotantes de crianças, porque isso vai contra os ensinamentos da Igreja.

“Acreditamos que se trataria de uma discriminação ilógica, desnecessária e injusta contra os católicos obrigar às agências de adoção católicas a atuar contra os ensinamentos da Igreja e suas próprias consciências”, expressou o Cardeal em uma carta enviada aos membros do Governo, a qual o jornal “The Times” teve acesso. Tais agências, afirmou, “não poderão ter em conta casais homossexuais como potenciais pais adotivos”.

Segundo o jornal, o pedido do Arcebispo teria eco na Ministra de Comunidades e Governo Local, Ruth Kelly, católica e oposta a esta lei. Nesse sentido, “Kelly parece decidida a incluir na Lei de Igualdade, que entrará em vigor em abril, uma cláusula pela que se exima à Igreja Católica”.

Do mesmo modo, segundo a imprensa local, o Primeiro Ministro, Tony Blair, respaldou a posição da Igreja e em uma recente reunião com deputados trabalhistas expressou o temor de que se fechem as doze agências católicas de adoção.