O Secretário Geral de Profissionais pela Ética em Madri, Fabián Fernández de Alarcón, informou que altos funcionários do Ministério da Educação reconheceram “explicitamente” em um encontro apoiado na quarta-feira passada por delegados da dita federação que “Educação para a Cidadania” é “claramente” uma disciplina "que pretende formar em ideologias a pessoas carentes de condições”.
Em tal reunião, representantes da federação de profissionais mostraram ao Ministério da Educação seu rechaço à nova disciplina e reclamaram sua retirada, constituí-la como voluntária ou regular uma possível objeção de consciência dos pais de família para que seus filhos não se vejam obrigados a estudá-la.
Por parte da organização estiveram presentes em tal entrevista a Presidente de Profissionais pela Ética, Teresa García Noblejas, e o próprio Fernández de Alarcón. O Executivo esteve representado pelo Secretário Geral de Educação, Alejandro Tiana, e o Diretor Geral de Educação, Formação Profissional e Inovação Educativa, José Luis Pérez Iriarte.