A qualidade dos sacerdotes depende sua formação, destacou o Papa Bento XVI na manhã de sexta-feira ao receber em audiência os superiores e alunos do tradicional centro de estudos sacerdotais de Roma, o "Almo Collegio Capranica".

Durante a visita, realizada por ocasião da próxima festa da padroeira do instituto, Santa Inês, o Papa recordou que o motivo que levou a Cardeal Domenico Capranica a fundar este seminário 550 anos atrás, foi “a convicção de que a qualidade do clero depende da seriedade de sua formação”.

Além disso, recordou o Papa, o Cardeal Capranica quis que todos os alunos conhecessem a ética de Aristóteles, que os de teologia estudassem especialmente a Santo Tomás de Aquino e os de direito, a doutrina do Papa Inocêncio III.

Bento XVI recordou também que a organização destes estudos englobava, “em um programa de formação integral, centrado na dimensão espiritual, cujos pilares eram os sacramentos da Eucaristia -cotidiana- e da Penitência -ao menos mensalmente- e estava sustentada pelas práticas de piedade prescritas ou sugeridas pela Igreja”.

“Também tinha uma grande importância à educação caritativa, tanto na vida fraterna ordinária como na assistência aos doentes, assim como a que hoje chamamos ‘experiência pastoral’”, adicionou o Papa.

O Santo Padre expressou finalmente o desejo de que o Collegio Capranica continue por este caminho, “sendo fiel a sua longa tradição e aos ensinamentos do Concílio Vaticano II” e pediu aos seminaristas que renovem cada dia “seu oferecimento a Deus e à Santa Igreja, conformando cada vez mais a Cristo Bom Pastor, que lhes chamou a segui-lo e a trabalhar em sua vinha”.