Em um telegrama dirigido ao Cardeal Julio Terrazas, Arcebispo de Santa Cruz, o Papa Bento XVI expressou sua preocupação pela onda de violência na Bolívia, ao mesmo tempo que expressou seu ardente desejo de uma saída pacífica.

Falando em nome do  Santo Padre, o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado, lamentou as ações violentas de protesto na cidade de Cochabamba, “atos de violência, que ocasionaram vítimas mortais e feridos, além de consideráveis danos materiais”.

Diante desta “preocupante noticia” o Papa expressa seu pesar por tais sucessos, assim como sua especial proximidade aos pastores e a quantos se esforçam por manter a concórdia cidadã e a convivência pacífica, recorrendo ao diálogo franco e respeitoso para resolver eventuais discrepâncias.

O Papa pede ao Senhor, “Príncipe da paz, cujo nascimento celebramos faz poucos dias, que dê a todos um coração cheio de fraternidade e simplicidade, para que a violência se transforme em colaboração e assim se promova verdadeiramente o bem comum”.

Os enfrentamentos entre camponeses cocaleiros e partidários do prefeito de Cochabamba, provocaram dois mortos e mais de cem feridos; e obrigaram ao Cardeal Terrazas a suspender uma viagem a Roma, onde iria participar da Assembléia plenária da Pontifícia Comissão para a América Latina.