O Bispo de San Cristóbal de las Casas, Dom Felipe Arizmendi Esquivel, pediu a seus diocesanos "humildade" e maturidade eclesiástica para aceitar a decisão do Papa Bento XVI que erigiu à vizinha Tuxtla Gutiérrez como nova Arquidiocese e fez de sua jurisdição uma diocese sufragânea desta.
Dom Arizmendi reconheceu que existe "tristeza e certa inconformidade" porque os fiéis católicos confiavam em que o Papa Bento XVI optaria por San Cristóbal como Arquidiocese devido a que é a mais antiga das três dioceses que existem no estado de Chiapas.
"Somos uma só Igreja e Jesus Cristo nos ensinou que o título maior é o serviço ao Povo de Deus. Nosso carisma é ser uma Igreja que não só opta pelos pobres, mas também, sobre tudo, por ser pobre, sem poder e sem títulos", disse o Bispo.
O Núncio Apostólico no México, Dom Giuseppe Bertello visita Tuxtla para publicar a Bula com a decisão papal.
Em uma carta que celebra a chegada do Núncio a Chiapas, Dom Arizmendi pediu a seus diocesanos que se mantenham "firmes e alegres" diante desta decisão de Bento XVI.
"Gostosamente vamos colaborar com Tuxtla Gutiérrez e com Tapachula em projetos e ações pastorais comuns à nossa província. Contribuiremos com algo muito próprio de todos nós: a inculturação da Igreja e a pastoral indígena", adicionou Dom Arizmendi.
Em 25 de novembro, a Santa Sé anunciou importantes mudanças na estrutura da Igreja no México, ao criar novas províncias eclesiásticas e redesenhar algumas já existentes.
Esse dia se criou a província de Chiapas, elevando a Igreja metropolitana a sede de Tuxtla Gutiérrez, lhe atribuindo como sufragâneas as dioceses de San Cristóbal de las Casas e Tapachula, e nomeando Arcebispo metropolitano de Tuxtla Gutiérrez a Dom Rogelio Cabrera López.