Ao receber aos membros da Inspeção Geral de Segurança Pública do Vaticano, o Papa Bento XVI expressou sua gratidão pelo serviço que desempenham aqueles que guiam às multidões e recebem aos convidados do Pontífice no Vaticano.

“Sei muito bem, inclusive por experiência direta, como é importante para os peregrinos e turistas sua presença discreta nos lugares que constituem o coração de Roma cristã. Todos os que desejam visitar a Basílica de São Pedro ou contemplar a imponente colunata de Bernini, encontram seus rostos e, com freqüência, servem-se de sua atenção", disse o Santo Padre, ao lembrar seus anos de jovem peregrino em Roma.

"Têm a tarefa de custodiar e vigiar lugares que possuem um valor incalculável para a memória e a fé de milhões de peregrinos. Lugares com grandes tesouros da história e da arte, mas onde acima de tudo acontece, por um mistério indecifrável, o encontro vivo dos peregrinos com o Senhor Jesus. O povo de Deus, o peregrino, cada pessoa, compreende passando ao vosso seu lado, que conta com uma proteção especial e sente-se seguro", adicionou o Papa.