Em uma mensagem com motivo da Jornada Mundial da Vida Consagrada do próximo 2 de fevereiro, o Presidente da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada da Conferência Episcopal Espanhola, Dom Jesus Sanz Montes, O.F.M., destacou o valor da dimensão comunitária da vocação à vida consagrada.

O Prelado assinala em sua mensagem “Vida Consagrada e Família” que, a semelhança da vocação matrimonial, a vida consagrada está chamada a refletir a Deus que é comunhão trinitária de Pessoas e, por isso mesmo, uma das notas que caracterizam seu ser vocacional “é a dimensão comunitária, seja qual for a sua expressão concreta”.

“Esta vocação cristã significa ser consagrados pelo Senhor, com os irmãos que Ele dá, e para a missão confiada na sua Igreja: estas são as três coordenadas, ser do Senhor, com os irmãos e para a missão”, assinala o Bispo de Huesca e de Jaca.

Ao explicar a unidade dos três aspectos, o Prelado sublinha que “não basta ser do Senhor, nem basta levar adiante uma missão, nem tampouco é suficiente estar irmanados. São necessárias as três dimensões que precisamente dirigem e explicitam esta vocação eclesiástica: a consagração, a comunhão e a missão. Por isso, há um elemento ‘familiar’ que faz de dobradiça nesses três aspectos: ser irmãos desde Deus e para a salvação do mundo”.

“Se a dimensão comunitária não beber de sua pertença ao Senhor e se não se fizer logo testemunho de amor, estaremos diante de outro tipo de comunidade, mas não diante daquela que supõe um traço da Trindade na encruzilhada da história”, explica.