Durante sua conferência titulada “Desafios dos Comunicadores nos Novos Tempos” –organizada pelo Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa–, o Arcebispo do São Domingos, Cardeal Nicolau do Jesus López Rodríguez, lamentou que existam jornalistas que “exercem sua profissão e também simpatizam por partidos políticos” pois “não poderão ser imparciais nem objetivos” em seu trabalho.

O Cardeal expressou que na América Latina a democracia fracassou porque não pôde resolver os urgentes problemas de educação, saúde e alimentação”, e afirmou que “para mim não servem, nem tampouco devem servir para a sociedade esses jornalistas que têm essa dualidade de informar, orientar e educar e de uma vez simpatizam ou militam em um partido político, porque sempre, ou quase sempre, sua notícias e comentários tendem à parcialização".

O Arcebispo destacou que os meios de comunicação e os comunicadores têm uma enorme responsabilidade em um “mundo globalizado muitas vezes sem controle”, e os exortou a “assumir sua responsabilidade” para que os receptores possam receber incentivos, orientações e mensagens corretas que tanto se necessitam.

Do mesmo modo, o Cardeal explicou que o país vive uma crise institucional e de imoralidade pois, entre outras coisas, as pessoas chegam às posições públicas e privadas a “praticar a incondcta que causa tanto dano”.

Finalmente, o Cardeal exortou os dominicanos a superar o pessimismo, a acreditar em Deus, a trabalhar pelo bem do país, apegados aos valores morais e espirituais, porque “somos nós que temos que arrumar a casa”.