Depois da passagem do furacão “Charley” por diversas cidades  de Cuba, o diretor do secretariado da Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC), José Félix Pérez, anunciou que a Igreja no país iniciou uma mobilização solidária para ajudar com roupa, remédios e alimento aos mais de 200 mil atingidos pelo desastre.

A diretora da Cáritas Cubana, Maritza Sánchez, explicou que já começou a distribuição de ajuda em algumas das zonas de desastre, entre elas, as localidades havaneiras do Santo Antonio de los Banhos, Guanajay, Alquízar, Batabanó, Mariel e Güira de Melena.

Sánchez informou também que a organização Catholic Relief Service, dos Estados Unidos está organizando um envio de ajuda humanitária que deve chegar a Cuba a princípios de setembro próximo.

O destino principal dessa doação –acrescentou Sánchez–, serão os hospitais, lares de idosos, grávidas e de deficientes físicos e os albergues das zonas afetadas pelo furacão.

“O Charley” atingiu  Cuba no dia 13 de agosto, atravessando do sul ao norte as cidades de Cidade de Havana e Havana, e deixando detrás de si quatro mortos e mais de 200 mil danificados. Seus ventos de 165 quilômetros por hora causaram desmoronamentos e danos a mais de 73 mil e estragos em plantações de cítricos e bananas, deixaram sem serviços de água e eletricidade grande parte da região ocidental da ilha e bloquearam milhares de linhas telefônicas.