O conhecido filme sobre a vida de São João Bosco, produzida pelo diretor italiano Lodovico Gasparini para a RAI, encontra-se disponível em DVD em espanhol, anunciaram os Salesianos de Espanha.

O filme percorre as etapas mais significativas da vida de  São João Bosco (1815-1888), Fundador dos Salesianos, desde sua infância em I Becchi (Turim), até o início de seu trabalho com os jovens abandonados doTurim da revolução industrial, e a fundação da Congregação Salesiana.

O filme, dividido em dois capítulos com um total de pouco mais de três horas, narra os inícios da obra de Dom Bosco em Valdocco, bairro periférico de Turim, onde o santo abre sua primeira casa para acolher aos jovens. Também se narra sua infância e o caminho que percorre para chegar a ser sacerdote.

No filme aparecem os conflitos com as autoridades e as incompreensões dentro da própria Igreja, que Dom Bosco deviu superar para fundar a Congregação Salesiana, em um momento em que o poder político queria suprimir as ordens religiosas.

O filme foi emitido em horário de máxima audiência no primeiro canal da televisão pública italiana em setembro de 2004, com uma audiência de 28,39 por cento; uma cifra que implica um verdadeiro sucesso de sintonia.

O DVD em espanhol será distribuído pela editorial DCS.