A poucos dias da celebração do 10º Congresso Eucarístico Nacional a realizar-se em Corrientes, o Arcebispo de Resistencia, Dom Carmelo Giaquinta fez um chamado aos catequistas a educar aos catecúmenos no mistério da Eucaristia.

“Às vésperas do X Congresso Eucarístico Nacional todos os catequistas deveriam nos perguntar como educamos os sentimentos de nossos catecúmenos com relação à Eucaristia? Ensinamo-lhes a reconhecer o Sacrário no templo? A fazer a genuflexão? A fazer um momento de adoração diante dele? A comungar devidamente, com preparação interior e exterior? A apreciar os momentos de silêncio durante a liturgia?”, perguntou o Arcebispo.

Ao referir-se ao 11º Encontro Arquidiocesano de Catequistas, realizado no dia 21 de agosto, Dom Giaquinta disse “que esta data, instituída ao domingo mais próximo à festividade de São Pio X, que foi um grande catequista, é uma formosa ocasião para agradecer a Deus pelo dom inapreciável que nos dá de cultivar a fé e o amor a Cristo Jesus no coração de nossos irmãos”.

Por último o Arcebispo assinalou que “neste clima de tanta insegurança e roubo que não deixa a salvo nada, nem sequer o sacrário de nossas capelas, os pastores devem nos perguntar: Temos que garantir aos fiéis o direito a acessar a elas durante o dia para orar?”.