Face às acusações de corrupção que sacudiram o âmbito político chileno e às diferenças entre o governo e a Igreja em temas de valores, o Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECh) destacou que os Bispos valorizam a vocação de serviço público e a ação política.
Na segunda-feira à tarde, os presidentes dos partidos do Acordo governante solicitaram um encontro com o Presidente do Episcopado. À reunião, que se prolongou por mais de uma hora, assistiram o senador Camilo Escalona, Presidente do Partido Socialista; a senadora Soledad Alvear, Presidenta da Democracia Cristã; o senador José Antonio Gómez, líder do Partido Radical Socialdemócrata; e a deputada María Antonieta Saá, presidenta do Partido pela Democracia.
"Apesar das circunstâncias com alguns focos de corrupção, temos que reconhecer que no Chile há uma classe política sadia e por isso a Igreja reitera seu respeito e valoração para o serviço público e a ação dos políticos de todos os setores", disse Dom Goic.
O Presidente do Episcopado destacou entretanto, "a necessidade de políticos bem preparados, políticos sadios, políticos que dediquem sua vida a servir o Chile, e além das circunstâncias que vivemos, nosso país tem uma classe política maioritariamente sã, e isso deve ser cuidado".
Dom Goic entregou aos dirigentes concertacionistas uma cópia do documento "A caminho do Bicentenário", em que a Igreja convida a refletir sobre o país que desejam os chilenos para o 200 aniversário do nascimento da república e lhes entregou também uma cópia do discurso que dirigiu esta segunda-feira o Papa Bento XVI ao corpo diplomático acreditado ante a Santa Sé.