A senadora pró-abortista da denominada “Vertente Artiguista”, Margarida Percovich, anunciou que este ano apresentará ao Parlamento uuguaioo projeto de lei para despenalizar o aborto.

“Este ano, como tínhamos tantos projetos de grandes reforma, não quisemos  inclui-lo na agenda da Comissão de Saúde do Senado, mas pensamos apresentá-lo em 2007”, anunciou a Percovich em uma entrevista concedida ao jornal “La República”.

A senadora feminista assinalou que nesta ocasião para evitar o fracasso no Senado que impediu a legalização do aborto em 2005, o projeto de lei se apresentará “como um tema de direitos humanos” e não como um tema de saúde.

O Presidente Tavaré Vásquez, um líder de esquerda que expressou seu total compromisso com a defesa do não nascido, assinalou do início de seu governo que vetará qualquer lei que pretenda legalizar o aborto no país.

A respeito, Percovich assinalou: “Eu não acredito nisso. Eu conheço o doutor Vázquez e me parece que, se isto se aprovar com os votos de sua bancada partidária, não acho que apresente o veto”.