O Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Agentes Sanitários, Cardeal Javier Lozano Barragán, anunciou a criação da fundação “O Bom Samaritano”, aprovada esta semana pelo Papa João Paulo II e destinada à arrecadação e distribuição de recursos para assistir a milhares de doentes no mundo, principalmente às vítimas da AIDS.

Durante o II Encontro Pastoral da Saúde –realizado em Morelia, o– Cardeal Lozano se referiu aos temas de saúde que mais preocupam ao Santo Padre e a Santa Sé; e garantiu que é a atenção da AIDS uma das prioridades.

Segundo o Cardeal, a nova fundação trabalha de duas formas, o primeiro movimento consiste em solicitar recursos entre os católicos de todo o mundo, e a segunda operação é distribui-los para a ajuda aos doentes mais pobres e desprotegidos em nível internacional, assim como para a prevenção da AIDS por meio da informação.

“No México o sistema de saúde oferece, como só três países no mundo, medicamentos gratuitos para a cura desta doença”, indicou o Cardeal.