O Bispo de Xerez da Fronteira, Dom Juan del Rio, denunciou o "esvaziamento" do conteúdo religioso do Natal em vários sinais, inclusive dentro da comunidade cristã, e lamentou que o espírito do "politicamente correto" tenha levado a "reconvertê-lo, disfarçá-lo, maquiá-lo para que pareça e não seja".

Em um artigo intitulado "Disfarçar o Natal", o Prelado denuncia que "para ser ‘politicamente corretos’ e evitar ‘ferir sensibilidades’ de outros credos ou da nova ‘religião laica’", o conteúdo religioso e o conjunto de sinais próprios destas festas, "terá que reconverter, disfarçar, maquiá-lo para que pareça e não seja".

Este "esvaziamento", indica o bispo se constata em muitos sinais, como nos "postais de felicitação de instituições públicas onde há uma ocultação a qualquer referência cristã" e "os sistemas de iluminação natalinos onde se dá luz a umas festas esvaziadas de seu conteúdo originário".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Do mesmo modo, Dom Del Rio recorda que assim acontece "com a íntima tradição do Bispo católico São Nicolau de Bari, de uma reconhecida caridade com as crianças e humildes, convertida e transformada em nossos dias na magia de um personagem de roupas vermelhas e barbas brancas, que nada tem a ver com o cristianismo".

"Nesta secularização em que se vê imersa as festas do Natal do Senhor, não está isenta a própria comunidade cristã, que em grande medida perdeu a sensibilidade da surpresa do mistério do Deus que sai ao encontro do homem", explica.

Como mostra disso, o bispo assinala que em algumas paróquias se suprimiu a Missa de Galo "em detrás de uma missa vespertina com caráter festivo que resulta mais cômoda para os tempos em que vivemos". Entretanto, continua, "o autêntico e formoso, é que em meio da noite a boa notícia do nascimento do Jesus chegou a alguns pastores que cuidavam seus rebanhos".