Depois de uma peregrinação nacional que incluiu 19 estados e 350 municípios, o Senhor dos Milagres de Buga culminou neste domingo sua visita à capital da República na presença de 80 mil fiéis na Praça  Bolívar que participaram da Missa presidida pelo Arcebispo de Bogotá, Cardeal Pedro Rubiano Sáenz.

Durante a celebração eucarística em comemoração do Milagroso -que pela primeira vez em sua história deixou a Basílica de Buga em procissão nacional-, o Cardeal Rubiano definiu a histórica presença do Senhor dos Milagres em Bogotá, como o selo de um compromisso individual e coletivo para a reconciliação, a paz e o perdão entre os colombianos.

“Cristo, vencedor da morte, afirmou o prelado, convida-nos a participar da ressurreição da Colômbia e a abandonar sentimentos de ódio e de vingança para reconstruir o país”, disse o Cardeal.

De igual maneira, o Cardeal afirmou que não se ama a Deus de verdade se se for “indiferente diante do sofrimento e a fome de outros”, porque o dever de todo bom cristão é o de responder,  conscientes, às necessidades de nossos semelhantes.

Ao mesmo  tempo em que as brigadas de saúde e emergência evacuavam do recinto à dúzias de pessoas vítimas de insolação, o Arcebispo pediu aos membros do Governo  que trabalhassem por um país tranqüilo, justo e sem discriminações.

Ao assinalar que o acontecimento era uma data memorável para Bogotá e a Igreja, o Cardeal acrescentou que “não só devemos dar testemunho de fé mas também devemos transformar os corações, abri-los e nos comprometer para que todos sirvamos ao Senhor através da ajuda a nossos irmãos”.

E para que o Milagroso obre o milagre da paz, o Cardeal Rubiano pediu aos fiéis congregados na praça “acolher o perdão do núcleo familiar” e acolher o Senhor dos Milagres nos lares e locais de trabalho com o propósito de que “sejamos mensageiros do amor”.