A Conferência Episcopal Mexicana (CEM) encomendou "as alegrias e esperanças, os temores e angústias do povo mexicano" à Santa Maria de Guadalupe, ao cumprir-se amanhã 12 de dezembro 475 anos de sua aparição a São Juan Diego.

Em um comunicado, a CEM lembrou que com esta aparição, Santa Maria "dignou-se manifestar sua mensagem de amor a nosso povo, indicando com seus gestos, palavras e sua bendita imagem, o caminho para Cristo, centro de nossa fé católica".

"Os mexicanos renovam a felicidade de saber que a ‘Mãe do verdadeiro Deus por quem se vive, o criador das pessoas, o Dono do céu, o Dono da terra’, quis ficar conosco, em ‘uma casinha’ na qual nos espera, cuida de nós, e nos conforta com suas palavras", afirmou.

O comunicado explica que a Virgem de Guadalupe "conseguiu que dois povos com culturas opostas que pareciam obstinados a destruir-se, fossem irmanados"; gerando "o nascimento de nossa Pátria com uma rica variedade de culturas unificadas pelo vínculo da fé".

"O Acontecimento Guadalupano significou o começo da evangelização com uma vitalidade que transbordou toda expectativa. A mensagem de Cristo através de sua Mãe tomou os elementos centrais da cultura e religiosidade indígena, os purificou e lhes deu o definitivo sentido de salvação em Jesus Cristo", assinalaram os bispos. Acrescentaram que seu "rosto mestiço" expressa "sua maternidade espiritual que abraça a todos os mexicanos".

Depois de recordar que "a nobre tarefa de edificar um México melhor" requer a colaboração de todos, os bispos pediram à Virgem do Guadalupe que interceda "para que todos os que habitamos estas terras aprendamos a nos amar e nos aceitar como filhos de um mesmo Pai".

O texto está assinado pelo Presidente da CEM, Dom Carlos Aguiar Retes; e o Secretário Geral, Dom José Leopoldo González.