O Bispo de Benjamim Aceval, Dom Cândido Cárdenas, afirmou que a violência não é o meio para obter as mudanças que se desejam nem para alcançar o respeito aos direitos humanos.

O Prelado fez esta afirmação em referência aos fatos ocorridos na terça-feira, dia 5, quando manifestantes rejeitaram violentamente a sentença judicial contra os donos do supermercado Ycuá Bolaños, condenados a cinco anos da prisão por ter fechado as portas do local no ano de 2004 durante um incêndio que deixou mais de 400 mortos.

"Dizemos àqueles que recorrem à violência para conseguir as mudanças, que a violência não é o caminho justo e humano que pode nos conduzir à mudança, à transformação. Se não tivermos a justiça e o respeito à pessoa em nossas mentes e em nossos corações dificilmente poderemos mudar", expressou.

Dom Cárdenas indicou que a Igreja sempre recorreu à persuasão para obter mudanças, porque a violência gera mais violência e onde esta existe dificilmente pode haver amor ao próximo. "A Igreja nunca recorreu à violência como meio para alcançar a vigência dos direitos humanos e o respeito à dignidade da pessoa", recordou.

O Prelado afirmou que a Igreja sempre vai denunciar os atentados à vida e a dignidade da pessoa, pois "ninguém tem direito de destruir ou a mutilar a vida". "A pessoa não deve ser destruída por nenhum motivo: nem econômico, nem político, nem social nem religioso. A pessoa humana é presença de Deus", expressou.