Com a participação de mais de quatrocentos sacerdotes da Guatemala e América Central, o Arcebispo de Sevilha, Cardeal Carlos Amigo Vallejo, inaugurou nesta quarta-feira na capital guatemalteca o Encontro Nacional de Sacerdotes, cujo tema principal é “A Espiritualidade Missionária do Sacerdote no Terceiro Milênio”.

O evento, que se realiza no Santuário Eucarístico da cidade capital e concluirá na próxima quinta-feira 26, conta  com a participação do Arcebispo Metropolitano da Guatemala, o Cardeal Rodolfo Quezada Toruño, que deu as boas-vindas ao Cardeal espanhol. 

Organizadores do encontro informaram que este se celebra como um seguimento do Segundo Congresso Americano Missionário (CAM2-COMLA7) que se realizou no mês de novembro na Cidade da Guatemala e que por sua força e impulso missionário, o Papa João Paulo II o chamou de : “Cenáculo Missionário Continental”.

O Cardeal Amigo Vallejo, convidado especial para dirigir este importante evento, é além disso Presidente da Comissão de Missões da Conferência Episcopal da Espanha. Em 1990 o Papa João Paulo II o nomeou Presidente da Comissão Episcopal para o V Centenário de Evangelização da América.

Ao Encontro Nacional assistem vários bispos da conferência Episcopal da Guatemala, assim como os Diretores dos escritórios nacionais de Obras Misionárias Pontifícias do istmo Centro-americano. Os sacerdotes participantes provêm de toda a Guatemala, assim como de outros países centro-americanos.

Espiritualidade laica missionária

Porta-vozes do encontro deram a conhecer que também foram programadas duas datas,  24 e 25 de agosto, para que os leigos se reúnam com o Cardeal Amigo Vallejo. Nessa oportunidade, as conferências serão em torno ao tema: “Espiritualidade Missionária do Leigo”.

Assistirão a estas entrevistas, dirigentes leigos de todo o país, que terão  ocasião de intercambiar algumas inquietações com o dissertante.