Marcela de Jesus Galante Ferreira completou 16 dias de vida, contra as expectativas de todos os médicos devido à anencefalia da qual sofre. A pequena apresenta melhoras em seu estado de saúde, conforme assinalou a pediatra Marcia Beani, que considera a possibilidade de lhe dar alta nos próximos dias.

A bebê nasceu no dia 20 de novembro e sua sobrevivência surpreende a todos pois os bebês que nascem com anencefalia, morrem geralmente aos poucos minutos ou horas depois de nascer. Marcela possui o bulbo cerebral e a medula, que controlam a respiração, batimentos do coração  e reflexos.

A doutora Marcia afirmou que “pensar em dar alta era impossível no caso de Marcela, mas inclusive dentro de um quadro tão grave, ela vem apresentando melhoras”. Marcela não apresenta convulsões nem febre desde a quinta-feira passada nem está recebendo medicamento algum. É alimentada apenas por via intravenosa, mas esta poderá ser interrompida se a bebê conseguir sugar o leite materno.

Segundo a pediatra, Marcela necessitaria do acompanhamento de fisioterapeutas em casa. A doutora afirmou que “não é possível dizer com precisão quando poderia ser dada a alta, porque a evolução de Marcela é imprevisível. Na semana passada seu estado piorou mas o quadro está se revertendo. Não sabemos como será o dia de amanhã”.

A mãe da bebê, Cassilda Galante Ferreira, continua acompanhando a menina no hospital e afirmou acreditar em sua recuperação. “Os médicos –disse Cassilda– dizem que ela não tem salvação, mas no fundo eu sim acredito que possa ter. Marcela está nas mãos de Deus”.