Durante a despedida do Ícone de Kazán no Vaticano, foi lida uma prece em russo composta pelo Papa João Paulo II, em que pede à Mãe de Deus pela unidade dos cristãos e a conversão da Rússia. Aqui  oferecemos uma tradução livre da oração:

“Gloriosa Mãe de Jesus, que avança diante do povo de Deus nos caminhos da fé, do amor e da união com Cristo, bendita seja! Chamam-lhe bem-aventurada todas as gerações porque tem feito em seu favor maravilha o Poderoso, Santo é seu nome.

Bendita seja e honrada, Mãe, em seu Ícone de Kazan,  que há séculos está rodeada pela veneração e o amor dos fiéis ortodoxos, convertendo-te em protetora e testemunha das obras particulares de Deus na história do povo russo, muito querido por todos nós.

A Providência divina, que tem a força de vencer o mal e de tirar o bem inclusive das más obras dos homens, fez que seu santo ícone, desaparecido em tempos longínquos, voltasse a aparecer no santuário de Fátima, em Portugal. Sucessivamente, por vontade de pessoas que lhe têm devoção, foi acolhido na casa do sucessor do Pedro.

Mãe do povo ortodoxo, a presença em Roma de sua Santa imagem de Kazan nos fala de uma unidade profunda entre o Oriente e Ocidente, que permanece apesar das divisões históricas e dos enganos dos homens. Elevamos  agora com especial intensidade nossa oração, Virgem, enquanto nos despedimos desta  sugestiva imagem tua. Com o coração te acompanharemos pelo caminho que te levará à santa  Rússia. Acolhe o louvor e a honra que te rende o povo de Deus que está em Roma.

Bendita entre todas as mulheres, ao venerar seu ícone nesta cidade, marcada pelo sangue dos apóstolos Pedro e Paulo, o bispo de Roma se une espiritualmente a seu irmão no ministério episcopal, que preside como patriarca a Igreja ortodoxa russa. E  pede, Mãe Santa, que interceda para que apresse o momento da plena unidade entre o Oriente e Ocidente, da plena comunhão entre todos os cristãos.

Virgem gloriosa e bendita, senhora, advogada e consoladora nossa, nos reconcilie com seu Filho,  encomenda-nos a teu Filho, nos apresente a teu Filho! Amém”.