O Papa Bento XVI terminou nesta tarde sua viagem pastoral à Turquia. No vôo de volta a Roma enviou um telegrama ao Presidente turco Ahmet Necdet Sezer no qual agradeceu a acolhida que recebeu durante sua estada.

Depois de celebrar a Missa na Catedral do Espírito Santo, o Santo Padre se dirigiu de carro ao aeroporto de Istambul, onde se despediram o patriarca ecumênico de Constantinopla, o patriarca armênio apostólico e o metropolitano siro-ortodoxo, assim como os membros da Conferência Episcopal turca. Antes de subir no avião à Roma, saudaram-lhe o governador da região e o prefeito da cidade.

Na mensagem dirigida do avião, o Papa agradeceu ao mandatário "pela acolhida que me deu e pela assistência da qual me pude beneficiar".

"Recordando as diversas comoventes etapas de minha viagem, envio minhas mais fervorosas saudações à nação e ao povo turco em seu conjunto, em particular aos jovens que são o futuro do país. De todo coração invoco a sua Excelência e a todos seus compatriotas a abundância das bênçãos divinas", indicou o Pontífice.

A chegada do Santo Padre ao aeroporto de Ciampino (Roma) estava prevista para as 14h45 (hora local).