O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, chamou os católicos a responder ao laicismo do testemunho da fé, porque detrás desta corrente há "um dar as costas a Deus" e acreditar que o homem se basta a si mesmo.

"Diante de uma forte onda de laicismo, mas também frente ao perigo da reconciliação ameaçada, descobrimos que no fundo há um dar as costas a Deus, a Jesus Cristo, acreditar que o homem basta a si mesmo, desenvolver um egoísmo pessoal e coletivo que não quer chegar ao fundo nem do conhecimento próprio do homem nem do conhecimento da vida", declarou o Cardeal à rede COPE.

O Arcebispo fez esta afirmação ao explicar a Instrução Pastoral "Orientações morais diante dea situação atual na Espanha", aprovada na Assembléia Plenária da Conferência Episcopal Espanhola celebrada a passada semana.

Indicou que o objetivo do texto é tentar "extrair conseqüências práticas da fé em Jesus Cristo (...) para a vida e a situação atual da sociedade e do mundo na Espanha. Nesta a Espanha (...) que está realizando sua caminhada através da história com dificuldades e graves problemas. Mas também com muitas esperanças".

Assim, exortou aos católicos a responder ao laicismo "em primeiro lugar, com o testemunho da fé". Explicou que quem "sente em seu coração arder" o amor de Jesus Cristo, "tem que voltar seu olhar, e com seu olhar sua atuação e seu comportamento para a realidade que lhe circunda nesta vida".

"O amor de Cristo tem que chegar também a estas realidades com as que vivemos, onde o pecado, o sofrimento, a dor, continuam estando tão vivos, mas também as vontades e o desejo da esperança, de ressurgir com nova vida também está vivo e vibrante", afirmou.

O Cardeal Rouco lembrou que anunciar e viver o Evangelho "tem conseqüências para a forma de viver a democracia, para viver a relação entre moral e democracia, para ver e conhecer como se serve ao bem comum, para ver como se respeita e se promove a liberdade religiosa", e em todos os aspectos da vida humana.