Com a intenção de encontrar-se com o minoritário grupo católico, alentar o esforço ecumênico com a igreja ortodoxa e reforçar o diálogo inter-religioso especialmente com o mundo islâmico, o Papa Bento XVI chegou hoje a Ankara onde encontrou-se com diversas autoridades governamentais e visitou o mausoléu de Ataturk, fundador e primeiro presidente da Turquia moderna.

Depois de sua chegada ao aeroporto Esemboga da capital turca às 13h (hora local), o Santo Padre foi recebido ainda nas escadas do avião pelo Primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, além do Presidente da Conferência Episcopal Católica da Turquia, Dom Ruggero Franceschini, e o Secretário da Nunciatura Apostólica, Dom Christophe-Zakhia El-Kassis.

Imediatamente depois de sua chegada, o Pontífice se reuniu a portas fechadas em uma sala do aeroporto com o premier turco que, segundo a imprensa local, expressou ao Batata sua "felicidade" de lhe saudar em solo turco e afirmou que esta visita "coincide com um período particular, porque o mundo atravessa uma fase de controvérsias entre as civilizações". Erdogan se referiu deste modo à próxima apresentação na sede da ONU no próximo mês da Aliança de Civilizações.

O Primeiro-ministro lembrou que estava a ponto de dirigir-se a Riga, Letônia, para assistir à cúpula da OTAN.

Posteriormente, Bento XVI se dirigiu em um automóvel blindado ao Mausoléu de Ataturk, que custódia os restos do Mustafá Kemal Ataturk, considerado o Pai da Turquia, fundador e primeiro Presidente da República turca.

No recinto, o Papa colocou uma coroa de flores perto do féretro e se dirigiu seguidamente à sala do "Tower National Pact", onde assinou o Livro de Ouro e escreveu a seguinte frase em lembrança da visita: "Nesta terra, ponto de encontro de diferentes religiões e culturas, e ponte entre a Ásia e Europa, com alegria faço minhas as palavras do fundador da República Turca: ‘Paz na Pátria, Paz no Mundo’".

Depois da visita ao mausoléu, Bento XVI se dirigiu de automóvel ao Palácio Presidencial de Ankara onde participou da Cerimônia de boas-vindas e na visita de cortesia ao Presidente Ahmet Necdet Sezer. Finalmente, às 16h horas, o Papa se dirigiu ao Palácio Presidencial onde se encontrou com o Vice-Primeiro-ministro Mehmet Ali Sahin.