A Igreja na Espanha, representada por quinze bispos, 150 sacerdotes e centenas de fiéis, se despediu ontem do Arcebispo Emérito de Burgos, Dom Santiago Martínez Acebes, que partiu para a Casa do Pai no sábado passado, 25 de novembro, aos 80 anos de idade.

Em sua homilia, o atual Arcebispo de Burgos, Dom Francisco Gil Hellín, referiu-se a seu predecessor como "homem bom, humilde e muito próximo a todos". Deste modo recordou algumas das obras de Dom Martínes no desempenho do cargo, especialmente o sínodo que organizou em Burgos.

O Arcebispo Emérito nasceu em 1926 na diocese de Astorga (Leão). Ingressou na Irmandade de Sacerdotes Operários Diocesanos e foi ordenado sacerdote em 30 de julho de 1950. Foi Vicerrector do Colégio Maior Mestre Ávila, de Salamanca, e diretor do Colégio Pio XII, de Valência.

Depois de permanecer em Roma durante vários anos, voltou para a Espanha em 1983, desempenhando-se como reitor do Seminário Maior de Toledo. Em 1987 foi nomeado Arcebispo de Plasencia, serviço que desempenhou até ser nomeado Arcebispo de Burgos em 1992.

A Missa de exéquias se realizou na Catedral de Burgos e foi presidida pelo Arcebispo da cidade, Dom Francisco Gil Hellín, e concelebrada pelo Bispo de Bilbao e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Dom Ricardo Blázquez, e o Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares. Estiveram também presentes representantes dos mosteiros de São Domingo de Silos e São Pedro Cardeña.