O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, publicou uma declaração oficial na qual reprova energicamente os ataques de desconhecidos contra moradores de rua que causaram seis mortos em menos de uma semana e deixaram  outros dez mendigos em estado grave.

O Cardeal assinalou que recebeu com profunda dor “a trágica notícia do massacre de irmãos nossos, irmãos que integram a tão desassistida e sempre sofrida população de rua da nossa querida cidade”.

É inaceitável e devemos repudiar com todo vigor tamanha violência e crueldade. A Igreja tem clamado tantas vezes pela necessidade do resgate dos que são obrigados a viver nas nossas ruas, sem amparo. Ela o faz por dever de humanidade e por sua fé em Jesus Cristo, que quer ser identificado em cada pessoa, sobretudo nos mais pobres e desvalidos”, manifestou o Arcebispo.

Do mesmo modo, questionou o valor de melhorar o aspecto da cidade, “se uma parcela significativa de sua gente vive o desfiguramento da pior das misérias, indefesa e sujeita a todo tipo de violências?”.

O Cardeal Hummes pediu que “seja esse um momento em que nós todos, toda nossa sociedade, reflitamos com dor no coração sobre nossas responsabilidades sociais e não fujamos do que precisa ser feito antes de tudo, isto é, cuidar do ser humano, de cada ser humano”.

O Arcebispo recomendou à cidadevestir o luto e recolher-se a um silêncio sofrido, pois as palavras dizem pouco” e animou as autoridades a assumir sua responsabilidade especial diante destes fatos.