A agência informativa AICA recolheu as declarações do Bispo Emérito de Porto Iguazú, Dom Joaquín Piña, quem admitiu que foi "tentado" a seguir atuando na política mas tem "muito claro que essa não é nem minha vocação nem minha missão".

O Prelado obteve uma vitória nas eleições para convencional constituinte na província de Missões, onde evitou a reeleição indefinida do governador Carlos Rovira.

Em uma palestra organizada pelo Clube Gente de Prensa, na sede da Ação Católica Argentina (ACA) diante de um auditório integrado em sua maioria por jornalistas, o Prelado considerou que "se tivesse tido esta vocação (política) teria feito antes, não aos 76 anos".

Do mesmo modo, valorou que seu povo soube "diferenciar a dignidade do material. Não deixou comprar o voto com presentes ou dinheiro. Votou com o coração e com a cabeça, e não com o estômago".

"Deus queira que isto seja o princípio de uma recuperação verdadeiramente democrática. Para passar a uma democracia mais real e não tão fictícia", acrescentou.

Do mesmo modo, lamentou que o Presidente Néstor Kirchner não tenha reconhecido "em forma explícita" a derrota do oficialismo em Missões, embora tenha destacado que o mandatário "tomou nota e agiu em conseqüência" ao frear a outros governadores que aspiravam à reeleição indefinida.