O Rabino maior do Istambul, Isaac Haleva, afirmou ao referir-se à próxima visita de Bento XVI à Turquia que não duvida "que o Papa seguirá o caminho traçado pelo Concílio (Vaticano II) que foi seguido também por seus predecessores".

"Da declaração conciliar Nostra Aetate –sobre a relação da Igreja Católica com outras religiões– do Concílio Vaticano II, a aproximação da Santa Sé para o Judaísmo e o Islã mudou, alcançando um realismo que responde às exigências de nossa época e ao alcance da paz humana", indica a nota escrita pelo líder judeu e publicada pela agência SIR.

Do mesmo modo, considera que esta visita papal será "de grande valor histórico porque se vem um tempo de contrastes entre a cultura ocidental e a oriental, por não dizer também entre a fé cristã e a islâmica".

Finalmente, o rabino de Istambul expressa sua esperança em que "esta viagem seja frutífera e sirva para construir uma ponte de amizade entre as culturas que hoje estão em conflito, porque não pode existir uma paz global sem que as religiões não estabeleçam a paz entre elas".

Haleva, que se encontrará com o Santo Padre no dia 30 de novembro, afirma que "esta visita tem o mesmo valor significativo que aquela realizada por João Paulo II (1979) e João XXII".