O diretor geral de Comunicação Social do Arcebispado do México, Pe. Hugo Valdemar, exibiu provas de que as acusações contra o Cardeal Norberto Rivera Carrera, de pressionar vítimas de pedofilia para que não denunciem, são calúnias da jornalista Sanjuana Martínez.

Em entrevista coletiva, o sacerdote mostrou exemplares do jornal da Santa Sé, L'Osservatore Romano; e do Arcebispado do México, Desde a Fé, que demonstram que em 27 de novembro de 1997 –data em que supostamente se teria reunido com as vítimas de pedofilia–, o Cardeal se encontrava no Vaticano participando da Assembléia Especial para a América do Sínodo dos Bispos, além de ter-se reunido com o Papa João Paulo II.

Por isso, o Pe. Valdemar exigiu que tanto a editora que publicou o livro difamador como a jornalista, peçam desculpas públicas ao Cardeal Rivera e retirem o texto do mercado. "Que a editora seja sensível a essa reclamação e retire esse livro que está propagando uma calúnia que já caiu por seu próprio peso, e que peça perdão à opinião pública que enganou com todas suas mentiras e patranhas", assinalou.

Do mesmo modo, informou que não chegou notificação alguma sobre a denúncia que a Rede de Sobreviventes de Abusos de Sacerdotes (SNAP por suas siglas em inglês), teria interposto na Corte do Estado da Califórnia (EUA), contra o Cardeal. Acrescentou que por todo o processo que esta deve seguir, estaria chegando apenas em fevereiro de 2007. Entretanto, recordou que o Arcebispo "não tem por quê responder a um tribunal estrangeiro".

"Acusamos esta associação norte-americana (SNAP), que vieram (com) seus advogados de maneira ilegal, violando nossas leis, e depois tiveram que sair fugindo do país, e se fugiram é porque sabiam que estavam infringindo as leis mexicanas", assinalou o Pe. Valdemar, reafirmando que nunca se atacou nenhuma vítima de abuso sexual e que mas bem respeitam o sofrimento destas pessoas.