O Bispo da Palencia, Dom  José Ignacio Munilla, apresentou ontem em conferência de  imprensa sua primeira carta pastoral titulada “Manda o baseado para o diabo”, em que, em uma linguagem singela se dirige aos jovens para tratar com eles o problema das drogas.

O Prelado responde assim ao problema das drogas na Espanha, o primeiro país europeu em consumo destas substâncias. Junto à responsabilidade que têm as distintas administrações na prevenção e luta contra este flagelo, o Bispo reconhece a obrigação moral da Igreja em implicar-se nesta luta.

“O aspecto principal que se deve abordar, sem desprezar nunca o sanitário, pedagógico, policial e outros muitos, é o moral. A luta contra a droga é uma batalha fundamentalmente moral e para lutar contra ela terá que incidir em dois ângulos: a razão e a vontade”, precisou.

Dom  Munilla comentou logo que os jovens consomem drogas porque têm “um vazio moral, por uma falta de ideais. Sem ideais não há força de vontade e está demonstrado que, quem tem um porquê nesta vida, é capaz de superar algo”.

Para o Prelado, não se pode estender o falso estereótipo de que o jovem enganchado à droga está afastado da Igreja, e convidou à reflexão com esta primeira carta pastoral, singela e breve para que possa ser lida por todos, que se divulgará através de Internet e de correios eletrônicos em um intento de que chegue diretamente aos jovens através de suas vias de comunicação mais utilizadas, e ofereceu ajudar a quem o peça através destes meios.

“Quem não é feliz na segunda-feira ou na quarta-feira, dificilmente o vai ser no sábado à noite. Não é o mesmo ser alegre que ficar alegre”, finalizou o Prelado a apresentação de sua carta pastoral.