Fontes da Igreja no Brasil assinalaram a ACI Digital que o Papa Bento XVI está ultimando detalhes para sua viagem a esse país com ocasião da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, e indicaram que a visita poderia incluir um maciço encontro com dezenas de milhares de jovens na cidade de São Paulo.
Embora a Santa Sé ainda não confirmou esta informação, segundo fontes locais o Pontífice começaria sua peregrinação no Brasil em 10 de maio com um encontro maciço com jovens no aeroporto militar do Campo de Marte, na zona norte da cidade do São Paulo.
Seguiria, no dia seguinte, uma reunião com todos os membros da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) em algum lugar próximo de São Paulo.
Finalmente, o Pontífice se deslocaria até Santuário Mariano de Nossa Senhora de Aparecida, 170 quilômetros ao norte de São Paulo, onde inaugurará a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, diante de cardeais, arcebispos e bispos representando a todas as nações da América Latina e o Caribe; assim como convidados das conferências episcopais dos Estados Unidos e Canadá.