A igreja de San Francesc de Xàtiva foi aberta ao culto logo depois de 170 anos em uma cerimônia presidida pelo Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco.

Em declarações à agência AVAN, o abade Arturo Climent explicou que a igreja de San Francesc, de estilo gótico, foi restaurada pela Fundação de La Luz das Imagens, cujos trabalhos permitiram o reforço da estrutura e a limpeza da pedra do templo. O templo é dependente da Colegiata de Xàtiva, sua construção se iniciou em 1363 mas foi fechado logo depois da desamortização de 1863.

A restauração, que custou um milhão de euros, inclui a renovação da instalação elétrica, a reestruturação do presbitério e do altar onde foi se localizada uma imagem de São Francisco, conservada até agora na Colegiata de Xàtiva.

O templo tem em sua entrada uma cristaleira colorida "enquadrado com vigas de ferro, que dão suporte ao coro, localizado na parte alta, que lhe dão um ar de modernidade", acrescentou Climent. A igreja tem capacidade para 300 fiéis sentados.