O Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Francis Arinze, incentivou o uso do latim na liturgia, durante uma conferência na Arquidiocese da Saint Louis nos Estados Unidos.

Em um discurso intitulado "Idiomas na Liturgia de Rito Latino: Latim e Vernacular", pronunciado em um evento para tratar o tema na Arquidiocese da Saint Louis, o Cardeal indicou que atualmente a língua latina está "na geladeira eclesiástica. Hoje em dia a Missa deveria ser em latim de vez em quando".

Conforme informa o St. Louis Post-Dispatch, o Cardeal Arinze precisou que "o rito romano tem ao latim como sua língua oficial" e recordou que as grandes religiões do mundo mantêm suas linguagens originais: o Judaísmo com o hebraico e aramaico, o Islã com o árabe, o Hinduísmo com o sânscrito e o Budismo com o pali.

O latim "calça em uma Igreja que é universal. Tem uma estabilidade que os idiomas modernos não têm", explicou e afirmou que não é um assunto simples para os sacerdotes e bispos de todo o mundo ser capazes de falar entre eles em uma linguagem universal e aplaudiu a idéia de que "um milhão de jovens" se reúnam nas Jornadas Mundiais da Juventude sendo capazes de "dizer partes da Missa em latim".

O Cardeal também sugeriu que as paróquias maiores tenham uma Missa em latim pelo menos uma vez por semana e que as paróquias rurais e menores a tivessem pelo menos uma vez ao mês. Entretanto, precisou que as homilias devem ser sempre no idioma vernacular.