Com o lema "Não tenham medo de Cristo. Ele não tira nada, dá tudo", mais de cinco mil jovens participaram no último fim de semana na cidade peruana de Piura do Primeiro Encontro Juvenil, presidido pelo Arcebispo da cidade, Dom José Antonio Eguren Anselmi.

No evento realizado no coliseu do Colégio Dom Bosco, os jovens deram um sim sem medos ao chamado do Senhor Jesus em suas vidas, demonstrando que a Igreja está cheia de vida e é portadora da verdadeira esperança para o mundo.

No ato central do encontro, Dom Eguren renovou seu compromisso de que os jovens sempre terão um lugar especial em seu trabalho pastoral e pediu que as palavras do Papa Bento XVI –que emolduraram o encontro– os faça entender que "so ao deixar Cristo entrar não se perde nada, mas mais bem a vida se faz mais livre, bela e grande".

"Só com esta amizade se abrem as portas da vida, abrem-se realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com essa amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta. Queridos jovens, não tenham medo de Cristo. Ele não tira nada e dá tudo. Quem se dá a Ele, recebe o cento por um. Abram de par em par as portas a Cristo e encontrarão a verdadeira vida", anotou.

Durante o encontro, cinco jovens vestidos com trajes típicos da região lhe obsequiaram uma alforja (uma bolsa tecido de lã), um chapéu de palha, um artesanato e a ponta de um peixe-espada. Posteriormente uma Cruz de mais de três metros de altura foi confiada aos jovens do Vicariato Forâneo de Sullana (ao norte de Piura), sede do próximo Encontro Juvenil 2007.