Os fiéis da Catedral da Imaculada Conceição de Moscou pediram ao Arcebispo católico local, Dom Tadeusz Kondrusiewicz, a possibilidade de rezar pela unidade dos cristãos diante do ícone da Mãe de Deus de Kazán, antes que a imagem seja entregue à igreja ortodoxa no Kremlin.

Segundo a imprensa russa, embora ainda não tenham recebido nenhuma resposta, os paroquianos não perdem a esperança de compartilhar um ato de devoção diante da venerada imagem, que será devolvida aos ortodoxos pela decisão do Papa João Paulo II, que conservou com afeto o ícone durante anos em sua residência vaticana.

Ontem o Pontífice anunciou no Ángelus em Castel Gandolfo sua decisão de entregar a imagem e convocou para esta quarta-feira um ato de devoção para a imagem com os peregrinos que vierem à sua residência de veraneio.

Uma delegação vaticana liderada pelo Cardeal Walter Kasper apresentará o ícone ao Patriarca ortodoxo Russo Alexandre II como um presente pessoal do Papa à igreja ortodoxa para que seja venerado por todo o povo russo.

Como em ocasiões anteriones, nem o Arcebispo católico de Moscou nem os fiéis católicos russos foram convidados a assistir à cerimônia prevista para 28 de agosto.

Segundo os analistas, um convite a Dom Kondrusiewicz e os católicos de Moscou, ajudaria a melhorar a situação ecumênica entre ortodoxos e católicos na Rússia.