O Arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, afirmou que a Assembléia Constituinte, instalada em agosto passado, tem a obrigação de entregar aos bolivianos uma Carta Magna que impulsione o desenvolvimento humano, econômico, social e político do país.

Em seu discurso de inauguração da 83° Assembléia Ordinária da Conferência Episcopal Boliviana, o Cardeal recordou que "o diálogo e o acordo são mais confiáveis e eficazes que as ameaças, portanto esta Constituinte deve ser defensora de uma reflexão profunda que descubra e expresse o coração de todo um povo".

"Deve-se erradicar os regionalismos e o racismo para evitar a violência. Os fatos de Huanuni e a província Carrasco não podem se repetir, é preciso curar as feridas com atitudes de amor e reconciliação, assim o fez o Senhor crucificado, para inaugurar a era da misericórdia e o perdão de um pai que nos quer de verdade", anotou.

Na Assembléia Ordinária do Episcopado que culminará nesta quarta-feira, dia 15, os prelados aprovarão o documento de contribuição para a V Conferência do Episcopado e do Caribe a realizar-se em maio de 2007 no Brasil. Além disso analisarão a atual situação sócio-política e econômica do país.