O Arcebispo de Manágua, Dom Leopoldo Brenes, chamou as novas autoridades a despojar-se de seus interesses partidários e unir-se para "levantar a única bandeira que cobre a todos: a azul e branco de nossa pátria".

Durante a Missa de Ação de Graças por ter ocorrido umas eleições presidenciais limpas e sem problemas, o Prelado afirmou que "toda colaboração tem valor. A Nicarágua precisa da contribuição de todos os nicaragüenses para levar adiante o desenvolvimento e o progresso do país".

Em sua homilia, Dom Brenes lembrou que em 15 de agosto a Conferência Episcopal Nicaragüense pediu a todos os sacerdotes orar para que as eleições se realizassem de forma pacífica. Acrescentou que "há uma semana (no dia das eleições) sentimos essa experiência", por isso agora nos reunimos "em ação de graças".

À Eucaristia celebrada na Catedral assistiram o Presidente eleito Daniel Ortega e os ex-candidatos Eduardo Montealegre da Aliança Liberal Nicaragüense e o ex-guerrilheiro Éden Pastora, conhecido como "comandante Zero".