O Arcebispo de Oviedo e Administrador Apostólico de Santander, Dom Carlos Osoro, afirmou que "a Igreja não deve fugir do mundo, mas sim deve estar metida nele sem que haja uma ideologização da fé nem se reduza sua presença aos âmbitos da sacristia", em uma conferência oferecida no Ateneu desta cidade.

No evento organizado pela Irmandade de São Pedro Apóstolo de Peñacastillo, o Prelado chamou os paroquianos a "entrar nas entranhas da vida apresentando Jesus Cristo como a verdade" e manifestou que "agora, às vezes, se coloca em questão a verdade mesma e, em conseqüência, também o homem".

"São tempos para ofertar e propor uma imagem do homem real como a que nos oferece Jesus Cristo. Não houve ninguém nestes 21 séculos que tenha oferecido uma imagem tão atrativa e preciosa", afirmou em sua conferência intitulada "Espanha de hoje e a missão da Igreja".

Do mesmo modo, exortou a "entregar a significação humanizadora da fé cristã para a vida humana", pondo ênfase em "a legitimidade real da fé na presença e na vida social dos homens. A capacidade que tem a fé para gerar ideais".

"A Igreja tem que acreditar profundamente na missão que tem e levar a libertação de Nosso Senhor Jesus Cristo", afirmou.