O Arcebispo de Khartoum, Cardeal Gabriel Zubeir Wako, denunciou recentemente que "estão entregando milhões de dólares a um governo corrupto", referindo-se ao Governo sudanês.

O Cardeal Wako disse à agência Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) que os recursos arrecadados e entregues para fins humanitários ao Governo do Sudão são esbanjados em vez de serem confiados a pessoas responsáveis preparadas para atender genuinamente às necessidades da população.

"Quem é verdadeiramente consciente de quem está ajudando a Igreja no Sudão? Quem vê os sofrimentos da Igreja e de tudo o que lhe foi tirado?. Exigimos que a Igreja seja respeitada e se confie nela, pois é quem verdadeiramente serve ao povo", afirmou energicamente o Cardeal.

O Cardeal Wako destacou que centenas de milhares de refugiados não estão ainda em condições de retornar a seus lares no Sudão, apesar do acordo de paz de 9 de janeiro de 2005, e assinalou que "não é o estado mas a Igreja quem toma conta daqueles esquecidos que devem viver sob situações desumana, muito perto da capital sudanesa. Por isso, a comunidade internacional deve apoiaraà igreja que é uma Igreja, e faz tudo o que está a seu alcance para aliviar a miséria do povo sofrido".