A Catedral de Santiago exibirá 21 fotografias gigantes de devoções marianas de distintos países da América Latina como parte dos festejos pelo Mês de Maria.

Segundo os organizadores, as imagens estarão dentro do templo a partir de 8 de novembro até fim de mês; para que os fiéis, chilenos e estrangeiros, possam recorrer a Santa Maria e lhe oferecer "seus projetos e também suas tristezas".

Em 10 de dezembro, como encerramento desta visita, haverá na esplanada do Santuário Nacional do Maipú a "Festa das Américas". A Eucaristia será presidida pelo Arcebispo do Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz.

No Chile Santa Maria é venerada desde 1541, ano em que Pedro de Valdivia, conquistador do país, trouxe uma imagem da Virgem do Socorro.

O Mês de Maria é celebrado no Chile desde do século XIX, graças ao reitor do Seminário Pontifício, Monsenhor Joaquín Larraín Gandarillas, quem trouxe esta tradição da Europa.

O mês Mariano se festeja no velho continente em maio, durante a primavera. No Chile, a devoção à Mãe de Cristo se inicia quando as rosas começam a aparecer, em novembro.