A primeira Catedral católica nos Estados Unidos, a Basílica da Assunção, reabriu suas portas aos fiéis desta cidade logo depois de dois anos de trabalhos que permitiram sua restauração.

Conforme informa a Associated Press, o ato esteve presidido com o Arcebispo de Baltimore, Cardeal William Keeler, que afirmou que "o que é São Pedro para a Igreja universal, é a Basílica de Baltimore para os Estados Unidos da América. O Papa João Paulo II a elogiou, arquitetonicamente, como o ‘símbolo mundial da liberdade religiosa’".

Este grande templo foi desenhado por Benjamim Henry Latrobe há 200 anos, o mesmo que desenhou o Capitólio. Sua construção começou em 1806 e se completou em 1821. Em 1937, Pio XI lhe deu o status de basílica, e foi renomeada como Basílica do Sepulcro Nacional da Assunção da Bendita Virgem Maria.

Durante os trabalhos de restauração, encontrou-se a pedra angular da catedral e sob sua cúpula de 26,5 metros de altura revelou nas paredes pinturas de 140 anos de antigüidade que representavam os apóstolos Mateus, Marcos, Lucas e João. Também se achou 24 janelas, que junto com um trabalho de pinturas afrescos e a retirada de vidros manchados ajudaram a iluminar o interior da Basílica.

Calcula-se que o custo dos trabalhos de restauração seja de 34 milhões de dólares.