Dez mil mulheres camponesas da cidade equatoriana de Guayaquil se beneficiarão com um projeto iniciado por um missionário jesuíta valenciano, que consiste nas capacitar para que possam criar micro empresas.

Segundo a agência AVAN, a iniciativa foi apresentada à Fundação Ad Gentes do Arcebispado de Valência, que financia projetos de desenvolvimento em países do terceiro mundo.

O missionário Roberto Costa, que dirige desde 1981 a obra "Lar de Cristo", indicou que as mulheres poderão cursar estudos primários e secundários desde suas casas e aprender ofícios, como padaria, corte e costura, comércio e contabilidade. As beneficiárias são camponesas, mães solteiras, com uma média de três filhos cada uma.

Explicou que o Lar de Cristo oferece programas de micro crédito para "motivar a geração de auto-emprego através da criação de pequenas empresas familiares". Desde 2002 foram criados cerca de dez mil micro empresas no Equador.

O missionário informou que também se projeta a construção de um complexo escolar para mais de seis mil alunos de primário e secundária, quem além disso aprenderão diversos ofícios.

Na atualidade, indicou, a obra está construindo 50 moradias de madeira para famílias pobres de Guayaquil "que sobrevivem com menos de um dólar por dia". Explicou que o objetivo é conseguir por meio destas casas "a promoção integral da família".