O Papa Bento XVI pediu aprofundar e difundir a Doutrina Social da Igreja na cultura, na pesquisa e na consciência de todos, em sua saudação aos participantes da 40º Semana Social da Espanha que se celebra em Toledo.

O Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, escreveu uma carta em que transmite o alento do Papa Bento XVI aos organizadores. A missiva foi lida ontem durante a primeira jornada da Semana pelo Núncio Apostólico do Papa na Espanha, Dom. Manuel Monteiro de Castro.

Segundo a carta, o Cardeal transmite o alento do Pontífice aos participantes "em seus esforços por aprofundar e difundir a Doutrina Social da Igreja, tanto no campo da cultura e da pesquisa, como na consciência de todos, pessoas ou grupos, chamados a contribuir para o bem comum segundo sua própria condição e responsabilidade".

"Este compromisso –continua o Secretário de Estado– adquire especial relevância ao cumprir-se 100 anos desde que começaram estes encontros, sob os auspícios da Santa Sé e do Episcopado espanhol, sendo um ponto de referência muito qualificado para aprofundar nas diversas questões sociais mais graves e urgentes em cada momento da vida espanhola".

Finalmente, o Santo Padre confiou à Santíssima Virgem Maria os trabalhos da Semana, que neste ano tem como tema "Propostas cristãs para uma cultura da convivência", "para que esta secular Instituição, com a luz que emana do Evangelho e em consonância com a Doutrina Social da Igreja, contribua para a construção de uma comunidade humana mais justa, fraterna e solidária".