O Bispo de Neiva, Dom Ramón Darío Molina, lamentou que um fotógrafo tenha burlado a segurança da Catedral para retratar uma mulher nua em um de seus campanários.

Para o Bispo, o fotógrafo mereceria passar "algumas horas de prisão" devido a esta falta de respeito que foi deplorada por toda a população de Neiva, capital do departamento de Huila, no sul do país.

"Desrespeitoso. Digno de que lhes dêem pelo menos umas horas de prisão para que aprendam", assinalou Dom Molina aos jornalistas.

O fotógrafo responsável foi identificado como Reynel Llanos, que escolheu a Catedral da Imaculada Conceição de Neiva para participar de um concurso de fotografia erótica convocado por uma revista.

Embora Llanos tenha pedido desculpas e disse que sua "intenção não era ofender ninguém", não se sabe se utilizará as polêmicas fotografias.

Sem autorização alguma, Llanos se instalou no campanário com a modelo. Ambos foram surpreendidos por vários jornalistas que no mesmo dia cobriam uma simulação de emergência e evacuação de um edifício na praça da Catedral.