Durante a inauguração do monumento à Beata Irmã Maria Romero, o Bispo de Granada, Dom Bernardo Hombach Lütkermeier, destacou a obra da religiosa, a qual, afirmou, representa "a Deus mesmo e o amor Dele" às pessoas.

"Hoje inauguramos a imagem de Irmã Maria Romero, mas acredito que o sentido não é tanto de fazer uma homenagem a uma pessoa, mas sim à sua obra, que representa a Deus e o amor Dele sobre os seres", afirmou o Prelado durante a Missa realizada na casa-museu dedicada à religiosa.

Dom Hombach destacou a vida e obra da beata, de quem disse foi uma pessoa que trabalhou totalmente, sem egoísmo e sem tirar proveito dos outros. Indicou que embora tenha vivido vários anos na Costa Rica, dedicou bastante tempo a ajudar seu povo da Nicarágua.

Irmã Maria Romero nasceu o 13 janeiro de 1903 e viveu grande parte de sua vida na Costa Rica. Pertenceu à Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Faleceu em Leão em 7 de julho de 1977. Em 2 de abril de 2002 foi beatificada pelo Papa João Paulo II.